Artigo
3 dicas para entender sua audiência
Paulo Pereira
junho 27, 2022
Você vem encontrando dificuldades na hora de mapear e entender seu público alvo?
Então vem comigo que vou te ajudar!
3 Dicas De Pesquisa De Audiência
1) A Desbrava.ai é uma plataforma de pesquisa de audiência.
Ao longo de nossos anos de operação com a Desbrava.ai, plataforma parceira da A Era dos Dados, não foram raras as vezes em que nossa equipe era indagada com o seguinte questionamento por parte dos clientes:
"Eu sou um esteticista em Ribeirão Preto. Para encontrar meus clientes, eu faço uma pesquisa na plataforma de vocês com os termos 'esteticista em Ribeirão Preto', mas não venho obtendo resultados que me ajudem".
A realidade é que, nesse e em muitos outros casos semelhantes, o público alvo não está falando na internet sobre esteticistas em Ribeirão Preto. Provavelmente, eles falam, por exemplo, sobre limpeza de pele, tratamentos faciais, cremes e loções corporais, infecções ou doenças cutâneas. A boa notícia é que, ao pesquisar por esses termos - que são, de fato, mais relevantes para encontrar seu cliente ideal - você pode filtrá-los, para mostrar os resultados da pesquisa apenas em Ribeirão Preto e, assim, segmentar seu público de acordo com a localização que interessa para o seu negócio.
Na próxima vez que você for fazer uma pesquisa de audiência, se pergunte:
Quais são os problemas ou interesses que podem levar meu público a realizar pesquisas ou engajar em discussões na internet? O meu produto é relacionado a estes interesses?
Quer saber mais em como podemos te ajudar?
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2) Um "hack" que vai te ajudar a pesquisar e encontrar sua concorrência.
Entre no Google e digite "<o nome de sua empresa> vs" e visualize as marcas concorrentes que aparecem no resultado da busca. Esse pode ser um belo indicativo do que os usuários do Google estão, de fato, procurando. A partir daí, você poderá medir a eficácia de sua estratégia com a de seus rivais, através de comparações de landing pages, sites, redes sociais, posicionamentos, ou quaisquer outras métricas que você considere relevantes.
Adicionalmente, você também poderá fazer uma pesquisa de comparação entre sua marca e seus concorrentes na plataforma da Desbrava.ai, a fim de compreender os principais pontos de interesse entre você e seus competidores.
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3) Ajuda para escalar organicamente?
Em meio a minhas pesquisas que realizo diariamente sempre com o objetivo de trazer o melhor e mais atualizado conteúdo para vocês, um site me chamou a atenção. Trata-se de uma ferramenta ainda pouco conhecida, chamada PrimoStats.
Em sua página, PrimoStats.com, não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro, os recursos são todos gratuitos e os resultados de pesquisa são instantâneos - e com uma qualidade extremamente alta.
Por lá, é possível pesquisar por temas que sejam relevantes à sua operação e, na aba de resultados, você encontrará os mais diversos artigos e pesquisas de diferentes fontes, sendo possível filtrar os resultados por data, tópico ou fonte.
É uma baita ajuda para você que, assim como eu, produz conteúdo digital e quer compreender quais assuntos são mais relevantes e têm mais potencial para te entregar os resultados que espera. Além disso, será uma bela fonte de inspiração para você basear seus conteúdos futuros.
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Ideias inspiradoras
3 Artigos e Pesquisas
1) Como conhecer o seu cliente… E sair na frente da concorrência: Um guia que vai te ajudar a conhecer seu cliente profundamente e descobrir o máximo possível sobre suas necessidades, hábitos e desejos.
https://pingback.com/a-era-dos-dados/como-conhecer-o-seu-cliente
2) The Ultimate Podcast and SEO Hack: Taylor Swift inspired Wordle: Em menos de dois anos, dois apresentadores de podcast criaram uma versão do jogo Wordle dedicada aos fãs de Taylor Swift, intitulada "Taylordle". Em menos de uma semana, eles conseguiram 186 backlinks, 134 domínios de referência e mais de 1 milhão de visitas em seu site.
https://www.marketingexamined.com/blog/why-taylordle-went-viral
*Esse artigo está em Inglês. Se você não tem conhecimento do idioma, basta usar a tradução automática do Google, que será possível tirar proveito do conteúdo perfeitamente, sem perder qualidade.
3) Sete tendências emergentes de IA para ficar de olho em 2022: Analistas da CB Insights apontam novas tendências – bem como novas soluções para velhos problemas — relevantes para consumidores e empresa em diversos setores.
https://theshift.info/hot/sete-tendencias-emergentes-de-ia-para-ficar-de-olho-em-2022/
*É necessário fazer um cadastro no site da The Shift para ler esse artigo gratuitamente. Simples e rápido!
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3 Tweets relacionados ao mundo do marketing
1) As startups geralmente evitam falar sobre concorrentes porque a) não querem chamar a atenção para outras alternativas, ou b) não querem ser vistas difamando a concorrência. Essas razões fazem sentido, mas é possível, sim, posicionar-se contra as alternativas, de uma forma que os clientes apreciem.
— April Dunford (@aprildunford) 11 de abril de 2022
2) Somos o fornecedor número 1 de copos da Amazon. Em 2022, venderemos mais de 4 milhões de copos e garrafas de água. Nos últimos anos, gastamos mais de US$ 10 milhões em anúncios da Amazon. Este mês nosso orçamento foi para $0. Uma thread sobre nossa mudança de opinião sobre a Amazon Advertising:
— Bryan Porter (@jbryanporter) 25 de março de 2022
*Os tweets estão em Inglês, mas novamente, basta utilizar a tradução automática do Google.
3) Liderei uma equipe que escalou o tráfego do site de uma empresa de 100k para mais de 1 milhão de sessões orgânicas por ano. A melhor parte: mantivemos e melhoramos as taxas de conversão ao longo do caminho. 5 lições que aprendi sobre como construir uma estratégia de marketing de conteúdo que impacte o resultado final, a thread:
— Michaela Mendes (@mmendeswrites) 5 de abril de 2022
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Até semana que vem, na A Era dos Dados!
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Na Newsletter de hoje, inauguramos um novo formato.
3 dicas sobre um assunto específico + 3 dicas de leitura + 3 tweets inspiradores
E para darmos início…
3 dicas para entender sua audiência
Um guia definitivo sobre como mapear e compreender a fundo seu público alvo.
Vale a leitura para todos aqueles que encontram dificuldades ao longo desse processo tão crucial do marketing!
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