Artigo

A Crise de Dados no Marketing

Paulo Pereira junho 29, 2022
Essa pesquisa da Nielsen me deixou bem preocupado mas, me confirmou o potencial que o Data Digital Marketing tem na atualidade, ou seja, o casamento entre os dados e o marketing digital está ficando cada vez mais estável, sólido e amoroso.

O que Facebook, Instagram, Google, Youtube e basicamente todas as ferramentas de divulgação digital têm em comum? Uma parcela considerável dos profissionais que fazem uso deles para promover seus negócios não confiam em sua capacidade de avaliar a eficácia destes esforços para os "cofres" de suas empresas.

Não entendeu? Então calma, que eu vou te explicar…

Anualmente, a Nielsen, empresa nova iorquina gigante do setor de pesquisa em marketing, organiza o Global Annual Marketing Report: um relatório colaborativo entre os principais especialistas de marketing mundo afora, reunindo insights e opiniões sobre as principais movimentações e tendências do mercado no período estudado.

Em uma época marcada pela explosão dos modelos de marketing digital com foco na coleta e análise de dados, foi constatada, no último relatório - referente ao período de 2022 - uma informação um tanto quanto curiosa…

Mais de 70% dos profissionais de marketing participantes (74%, para ser exato) revelaram não ter confiança suficiente nos dados coletados sobre seu público e não acreditam que os mesmos são capazes de medir efetivamente o retorno sobre o investimento (ROI) em mídias digitais.

Mas o que explica esse fenômeno? 

Existem alguns fatores que contribuem para essa insegurança… A desativação de cookies de terceiros, o aumento das restrições legais na Europa, limitações de medições em plataformas grandes como Facebook e Google ou, até mesmo, a desconfiança por parte do público que tem seus dados coletados e estudados, são exemplos que alimentam essa crise.

Esses fatores, somados ao fato de que as métricas dos canais de mídia digital são historicamente mais difíceis de serem medidas do que nas mídias convencionais, vêm contribuindo para uma utilização pouco efetiva dos dados coletados, resultando em estratégias de marketing que não alcançam o potencial esperado, o que contrasta com a abundância de informações a que se tem acesso.

Com isso em mente, será que existe algo que você possa fazer para melhorar sua capacidade de medir a eficácia de suas ações digitais?

A resposta talvez seja mais simples do que você imagina:

Invista na coleta de dados primários, pois são esses dados que permitirão que você desenvolva um relacionamento forte e duradouro com seus clientes, uma vez que será possível programar suas ações para que elas sejam compatíveis com as expectativas de quem você deseja atingir. 

A boa notícia é que a Desbrava.ai possui a solução perfeita para você que não tem um processo bem estabelecido de coleta e aproveitamento de dados, ou sente que poderia fazer mais nesse sentido…

Em nossa plataforma all-in-one, você vai encontrar todo o apoio que precisa para coletar, armazenar, comparar e analisar dados primários de seu público alvo, como por exemplo seu gênero, sua idade, suas preferências, interesses, localizações geográficas e seus comportamentos nas redes sociais, te ajudando a encontrar seu cliente ideal e te auxiliando no processo de conversão, retenção e fidelização.

E não somos só nós que estamos falando… 

Para se ter uma ideia, dos profissionais que participaram do relatório da Nielsen, cerca de 69% consideram que maiores investimentos na coleta de dados primários são o melhor caminho em direção a um futuro com mais precisão na extração de insights valiosos para o seu negócio, com base em uma maior assertividade no uso das informações que você possui a respeito de seus clientes.

Agora pensa comigo…

Levando como base os números mencionados anteriormente, tem uma chance de 74% (ou mais) de seus concorrentes não estarem aproveitando os dados de maneira correta… 

Entendeu aonde eu quero chegar? 

A Era dos Dados já chegou e você está diante de uma oportunidade única. O momento é agora, enquanto os outros ainda não estão preparados…

Esteja a frente, pense além. Inove, diferencie-se e Desbrave conosco.

O seu "eu do futuro" agradece. (E seu bolso também)
Seguir nossa rede social