Artigo
As virtudes de uma comunicação personalizada
Paulo Pereira
junho 28, 2022
As virtudes da comunicação personalizada no Marketing Digital
A personalização de mensagens pode - e deve - aumentar consideravelmente os índices de sucesso de suas campanhas de Marketing Digital.
A comunicação personalizada vem a cada dia se firmando como imprescindível para empresas que buscam aumentar seus resultados através do Marketing Digital.
De acordo com um estudo realizado pela SmarterHQ, 72% dos consumidores online só interagem com uma campanha caso ela seja compatível com os seus interesses. Simultaneamente, 86% dos entrevistados afirmam se preocupar com a segurança e privacidade de seus dados.
O que nos leva ao questionamento:
Como entregar ao espectador um conteúdo personalizado e relevante, sem ferir sua privacidade?
Desenvolvendo uma relação de confiança!
É possível fazer uso de pesquisas, questionários, enquetes e outros meios, a fim de obter informações relevantes a respeito de seu comportamento.
E engana-se quem acredita que o consumidor não está disposto a compartilhar seus dados, pois a mesma pesquisa revelou que o público não se importa em compartilhá-los, caso seja por uma boa causa. A seguir, os principais motivos que levam o consumidor a compartilhar suas informações com prazer.
Motivos pelos quais consumidores estão dispostos a compartilhar seus dados:
- Para receber descontos exclusivos baseados em seus gostos pessoais (90%)
- Para ter seus problemas resolvidos rapidamente (87%)
- Para receber alertas de re-estoque de produtos de seu interesse (85%)
- Para receber recomendações de produtos personalizadas (82%)
- Para encontrar produtos rapidamente e facilmente (81%)
Percebe-se que, quando o consumidor enxerga benefícios no compartilhamento de seus dados com alguma empresa, o mesmo o faz sem nenhum problema. Por isso, a importância de ser transparente em seus objetivos e cuidadoso em relação à informações sigilosas.
Outros dados relevantes
90% dos consumidores estão dispostos a compartilhar seus dados em situações em que a loja ofereça experiências mais simples ou baratas de compra.
80% dos compradores frequentes optam por marcas que personalizam sua experiência.
Descontos seguem sendo o principal atrativo, mas a possibilidade de ter seus problemas resolvidos de forma prática e rápida e de ser avisado sobre novos lançamentos ou re-estoques seguem firmes como atrativos secundários.
Personalizado x Invasivo
E-mails e redes sociais seguem como os principais canais pelos quais os clientes preferem ser abordados com anúncios e propagandas. Ao contrário de ligações telefônicas, ou notificações PUSH no celular, por exemplo, que são meios considerados invasivos pelo consumidor.
Qual é a melhor maneira para uma empresa se comunicar com você?
- E-mail (51%)
- Mídias sociais (25%)
- Correspondência (10%)
- Mensagem de texto (9%)
- Notificações PUSH no celular (3%)
- Ligações telefônicas (2%)
74% dos entrevistados considera as notificações PUSH como extremamente invasivas, pois as mesmas aparecem nos celulares em momentos inadequados e inoportunos, sem a autorização de quem a recebe.
Por isso, é importante que haja um alinhamento entre as pretensões da empresa que quer divulgar seus serviços / produtos e as preferências de seu público alvo, para que não seja feita uma comunicação que coloca tudo a perder.
Usando a personalização a seu favor
Notadamente, consumidores que gostam de receber mensagens personalizadas esperam - entre outros aspectos menos citados - por descontos, oportunidades, lançamentos e um atendimento de excelência. Não são necessárias tecnologias muito avançadas para atender a estes desejos, e existem algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo.
Por meio da automação de marketing, disponível através de plataformas como Hubspot e RD Station, é possível entender o comportamento de compra dos clientes e o tipo de conteúdo que os mesmos desejam receber. É possível criar um formulário simples em que é perguntado aos espectadores que tipo de conteúdo eles gostariam de receber e, dessa forma, segmentar cada tipo de envio de e-mail de conteúdo e curso, aumentando suas chances de conversão.
Uma boa estratégia de Inbound Marketing também será fundamental, pois com ela você terá a oportunidade de criar conteúdos relevantes para seu público alvo, analisar suas reações e, a partir disso, extrair insights que podem colaborar para uma comunicação personalizada ainda mais assertiva, além de gerar valor para sua marca como uma empresa que se preocupa, não só em vender, mas também em educar seu consumidor.
Apesar de ser uma tarefa plenamente executável, muitas empresas optam por insistir em um modelo de marketing engessado, semelhante àqueles utilizados em um período no qual não haviam as infinitas facilidades disponibilizadas pela internet. Assim sendo, empresas que não se limitam ao ultrapassado e focam em utilizar as tecnologias a seu favor, tendem a possuir chances muito maiores de obter o destaque esperado no meio digital.
Eis a oportunidade que você estava procurando! E a Desbrava.ai pode te ajudar em sua jornada rumo ao topo de seu mercado. Quer saber como? Então dê uma olhada em nosso site e agende uma conversa conosco. Para nós, será um prazer contribuir para o seu crescimento digital.
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REELS #1 27/05
Você sabia que a personalização de mensagens pode aumentar consideravelmente os índices de sucesso de suas campanhas de Marketing Digital?
De acordo com um estudo realizado pela SmarterHQ, 72% dos consumidores online interagem com uma campanha caso ela seja compatível com os seus interesses.
"Mas como entregar ao meu espectador um conteúdo personalizado E relevante?"
Pois saiba que é possível fazer uso de pesquisas, questionários, enquetes e outros meios, a fim de obter informações relevantes a respeito de seu comportamento.
E se você acha que o consumidor não está disposto a compartilhar seus dados, fique tranquilo, pois a mesma pesquisa revelou que o público não se importa em compartilhá-los, caso seja por uma boa causa, como por exemplo:
- Para receber descontos exclusivos baseados em seus gostos pessoais (90%)
- Para ter seus problemas resolvidos rapidamente (87%)
- Para receber alertas de re-estoque de produtos de seu interesse (85%)
- Para receber recomendações de produtos personalizadas (82%)
- Para encontrar produtos rapidamente e facilmente (81%)
REELS #2
Qual é a melhor maneira para uma empresa se comunicar com você?
De acordo com a pesquisa da Smarter HQ, essas são as respostas mais comuns dos clientes:
- E-mail (51%)
- Mídias sociais (25%)
- Correspondência (10%)
- Mensagem de texto (9%)
- Notificações PUSH no celular (3%)
- Ligações telefônicas (2%)
Mas é importante estar atento!
74% dos entrevistados considera as notificações PUSH como EXTREMAMENTE invasivas, pois as mesmas aparecem nos celulares em momentos inadequados e inoportunos, sem a autorização de quem a recebe.
Por isso, na hora que você for divulgar seus serviços ou produtos, é importante que seus interesses estejam alinhados às preferências de seu público alvo, para que não seja feita uma comunicação que coloque tudo a perder.
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