Artigo
Como criar consistência para consolidar a gestão Data Driven
Paulo Pereira
junho 29, 2022
Fica cada vez mais claro que, tudo começa com a Cultura, o primeiro "C". Depois você precisa ter o Conhecimento de todo seu ecossistema, isso inclui: o Cliente, a Concorrência, Conteúdos, Canais e Custos. Esses são os 5Cs dentro de Conhecimento.
Com todo esse Conhecimento, você estará apto a partir para uma Comunicação Customizada (o 3o "C") que falamos na semana passada e, então, finaliza com a Consistência, que falaremos abaixo.
Após implementar os 3 primeiros Cs do método 4Cs (cultura, conhecimento e comunicação customizada) para implantar a gestão Data Driven, é preciso criar a consistência de comunicação e, com isso, instituir um círculo virtuoso, crescendo e consolidando a marca no digital.
A aplicação e o desenvolvimento de uma cultura Data Driven infelizmente não acontece do dia para a noite. Ela precisa ser construída e nutrida em todos os níveis do seu negócio, desde o dia a dia de um estagiário até as tarefas complexas de um diretor de operações.
Pensando dessa forma, de que é uma mudança que precisa ser trabalhada com tempo e cuidado, separamos 6 dicas que alavancam a consistência ao Data Driven na empresa.
- Colete dados desde sempre!
Coletar os dados certos é tão crucial quanto fazer as perguntas certas. Para as empresas ou startups, a coleta de dados deve começar no primeiro dia se possível.
Jack Dorsey, co-criador e fundador do Twitter, compartilhou o seguinte aprendizado: “Nos primeiros dois anos de vida do Twitter, estávamos voando às cegas, baseamos tudo na intuição em vez de ter um bom equilíbrio entre intuição e dados. Desde então, temos uma disciplina muito forte para registrar todas as informações”.
Depois que essa disciplina foi adota os resultados só aumentaram, hoje o Twitter possui cerca de 230 milhões de pessoas cadastradas e é uma das maiores redes sociais do mundo!
Com esse grande exemplo, comece a coletar os dados assim que possível, crie fluxo de coletas, armazenamentos, processamento e análises. Esses processos podem ser a chave do sucesso para sua marca.
- Encontre e foque nos dados necessários!
Em meio a um possível mar de dados que você pode enfrentar em certo momento, tente encontrar e se concentrar nos que realmente importam, os que ajudarão de alguma forma a resolver questões e gerar soluções de valor.
É muito importante fazer essa filtragem e a priorização de informações, caso contrário, os dados podem se tornar confusos e a chance de tomar decisões erradas é alta.
- Analisar e compreender
Isso pode parecer óbvio, mas é necessário mencionar: depois de toda a coleta e processamento de dados, você precisa analisá-los para extrair insights significativos e relatórios analíticos que o levarão a fazer negócios baseados em dados confiáveis.
E para realizar isso com sucesso é importante ter algum tipo de contexto. Por exemplo, se você deseja melhorar as conversões no funil de compra, entender o motivo dos leads estarem desistindo no meio do caminho será um insight crítico.
Ao analisar as respostas nos comentários abertos de seu formulário de feedback (dentro deste funil), você poderá ver por que eles não tiveram sucesso na finalização da compra e otimizar seu site de acordo.
- Defina objetivos e metas mensuráveis
Para explorar ao máximo os dados, você deve definir um objetivo antes mesmo do início das análises. Defina um objetivo alcançável e não troque o hype pelas reais necessidades do seu negócio.
Além disso, é necessário que as metas também estejam alinhadas com os propósitos e valores da sua empresa, mesmo se os dados forem contraditórios. Por isso, defina metas mensuráveis para ter certeza de que está no caminho certo e transforme os dados em ação!
- Tenha uma boa visualização dos dados
Cavar e colher insights é bom, mas conseguir contar suas descobertas e transmitir sua mensagem é melhor ainda.
Para isso, é preciso se certificar de que os insights gerados não permaneceram inexplorados e “empoeirados” para as futuras tomadas de decisão.
Com a ajuda de um excelente software de visualização de dados, você não precisa ser um craque de TI para construir e personalizar um poderoso painel online que contará sua história de dados e ajudará você, sua equipe e sua gestão a visualizar de maneira fácil e rápida as informações importantes.
Por exemplo, uma dashboard simples garantirá uma visão geral dos resultados de sua empresa. Com os principais KPIS, a dash permitirá um processo de tomada de decisão rápido enquanto se concentra em dados quase que em tempo real.
- Estabeleça a governança de dados 02
A falta de uma governança de dados faz com que a maioria das empresas ainda vivencie ou já tenha vivenciado ao menos um dos cenários listados abaixo:
(1) Falta de gestão sobre o dado;
(2) Mesma solução, áreas diferentes;
(3) Diferentes conceitos e métricas;
(4) Horas gastas na busca do dado;
(5) Falta de confiança nos dados.
À medida que não existe uma gestão sobre os dados de forma estruturada, (1) uma mesma solução, um mesmo produto (seja ele uma análise, um relatório, um dashboard ou um algoritmo) é desenvolvido por áreas diferentes dentro da empresa e a forma como a maioria delas está estruturada hoje, em silos, não centrada na informação, só fomenta esse cenário.
A partir desse contexto, o resultado final ainda é diferente, por mais que se esteja em busca de uma mesma solução. Isso quer dizer que, ao reportar seus números de vendas, ROI (Return on Investment) ou ações de Marketing, por exemplo, cada área da empresa trás um relatório com um valor diferente, não existe um consenso nem mesmo uma definição sobre conceitos.
Um outro cenário bem presente é a diminuição da produtividade, onde um funcionário fica horas, às vezes até dias, em busca de determinada informação, justamente porque os dados estão tão pulverizados e não existe um local onde eles estejam consolidados.
Por fim, tudo isso acaba culminando em (4) uma falta de confiança nos dados, onde a alta liderança passa a duvidar e a questionar se aqueles dados de fato podem ser utilizados na sua tomada de decisão ou se não é melhor voltar para o bom e velho feeling.
Diante de todo esse cenário, implementar uma Governança de Dados é crucial para que as organizações sejam mais data-driven e, nesse sentido, implementar um processo de consistência da comunicação é um fator chave.
Exemplo de empresas que têm consistência na gestão Data Driven
A cultura Data Driven já é uma grande tendência no mercado e as expetativas são de que cada vez mais, empresas abracem esse modelo de organização.
Porém, já existem grandes marcas que adotaram e colocaram os dados como ponto central de suas respectivas estratégias, demonstrando consistência em suas gestões Data Driven:
A principal fintech da América Latina é uma empresa que aderiu à cultura Data Driven com força para solucionar os problemas do seu público-alvo e oferecer soluções inovadores e eficazes.
Uma ação que reflete na prática o uso de dados a favor é o próprio cartão de crédito da Nubank – para que o limite do usuário seja aumentado, a empresa realiza de forma automatizada uma série de consultas de dados e comportamentos, e então, só depois disso a resposta do aumento de limite chega para a pessoa, podendo ser um sim ou não.
A principal plataforma de streaming de músicas do mundo, é também um dos maiores modelos de soluções baseadas em dados. Afinal, para oferecer seu produto, a plataforma se baseia em informações reais de seus usuários, como os interesses e o tempo de uso.
Com isso a seu favor, o Spotify retorna para a pessoas diversas playlist ou recomendações baseadas em seus próprios gostos e necessidades. Em questões de segundos a marca utiliza os dados a favor e gera um enorme valor a partir deles.
Mensurações contínuas do mercado, estímulo a respostas em formulários por parte de seu público-alvo e a contratação de profissionais para gerenciar sua base de dados — além do extenso uso de big data — são apenas algumas das práticas da Disney para garantir que a cultura Data Driven seja parte central de suas estratégias.
Concluindo, os produtos oferecidos ao mercado atendem com maior precisão aqueles que buscam por eles e colocam a empresa como um grande case de sucesso quando o assunto é orientação por dados.
Colaboração: Afonso Macagnani
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