Artigo

Os 4 estágios da Maturidade Digital

Paulo Pereira junho 29, 2022
Como anda a sua captação de clientes?  

Boa? Média? Ok?

 

E a retenção? Você tem conseguido manter aqueles clientes que atrai, ou sente que poderia estar fazendo mais nesse sentido também?

 

Na série que está se iniciando Newsletter de hoje, trago para você: Os 5 passos para executar uma estratégia de dados para captar e reter clientes.

 

Lembrando que, para dar o primeiro - ou o próximo - passo no atual cenário competitivo digital, pode ser que a sua tomada de decisões tenha de ser rápida, adaptável e baseada em dados confiáveis.

 

Dito isso, nosso objetivo aqui é aterrissar as possibilidades, mostrar a direção e aplicar metodologias ágeis para que tenhamos boas chances de escalar os seus resultados.

 

Será que o seu negócio tem a maturidade ideal para gerar os resultados de marketing digital que você espera?

 

Para chegarmos a uma resposta, comecemos falando sobre os 4 estágios da maturidade digital:

 

Nascente

 

São empresas que usam dados de ter ceiros - como por exemplo segmentações do próprio Facebook ou Google Ads - para executar suas ações de marketing. Apesar de comprarem seu espaço no meio digital, ainda não têm a capacidade de avaliação do contexto como um todo e dificilmente conseguem afirmar com clareza se os esforços valeram ou não a pena. Comumente, também não possuem ferramentas de CRM e as lideranças envolvidas em seus projetos não possuem uma mentalidade Data Driven, o que resulta em menos investimentos em marketing digital.

Emergentes 

 

 

Um pouco mais avançadas no processo de transformação digital, essas empresas ainda utilizam dados de terceiros em suas estratégias de comunicação, entretanto, também fazem aquisições de dados primários próprios, tendo desenvolvido capacidade técnica e pessoas qualificadas para captar e capturar leads. Os dados primários geralmente são adquiridos através de formulários, landing pages e outros modelos de captação que, posteriormente, são tratados em um CRM.

 

Empresas emergentes já conseguem coordenar suas ações de marketing digital de maneira mais organizada, muito por conta do apoio que recebem de seus líderes.  

 

Nesse momento, ferramentas analíticas como Google Analytics já são uma realidade, pois a empresa já encontra-se capacitada para gerar insights a partir dos dados coletados e para estudar as métricas observadas

 

Conectadas

 

 

 

Aqui estamos falando de empresas que possuem equipes de marketing especializadas, com domínio de métricas, análise de dados e gestão de canais. Contando com ferramentas e investimentos que possibilitam a conexão dos dados de diferentes fontes, conseguem aplicá-los em automações baseadas em mensagens segmentadas.

 

Além de preparados em termos de tecnologia e pessoas, seus processos são muito bem definidos, sempre buscando melhorias e inovações, a partir de indicadores de desempenho específicos e certeiros.

 

Multimomento

 

 

 

O estágio em que todas as empresas com uma mentalidade Data Driven querem chegar, mas que pouquíssimas conseguiram. 

 

Aqui, estamos falando daquelas que aplicam e extraem resultados concretos a partir do conceito omnicanal. Empresas que integram seus dados online e offline no intuito de criar a seu cliente uma experiência única, utilizando os mesmos para desenvolver, personalizar e automatizar as relações com qualquer contato, baseado em suas preferências individuais. 

 

Tratam-se de empresas que possuem uma operação de marketing totalmente interna e conseguem aplicar metodologias ágeis, de forma eficiente, em todos os seus departamentos.

 

Qual o estágio de maturidade digital da sua empresa?

 

A estratégia de marketing data-driven pode ser aplicada aos poucos e continuamente, mas, para evoluir, precisará contar com o apoio de diferentes áreas dentro da organização.

 

No próximo artigo, abordaremos os 5 passos essenciais para você atingir a maturidade digital em seu negócio e colher os frutos que tanto almeja!

Fique ligado!

 
Seguir nossa rede social