Artigo

Os 5 passos para executar uma estratégia de Dados para captar e reter clientes

Paulo Pereira junho 28, 2022
No artigo anterior, falamos sobre MATURIDADE DIGITAL e a nossa missão em busca do MULTIMOMENTO.

E para chegarmos lá…

Vamos aos 5 passos essenciais:

1 - Acesso

O que fazer para os clientes se comunicarem comigo?

Um caminho sólido é encontrar as respostas para as seguintes perguntas:

  • Onde somos relevantes?
  • Onde devemos recuar? 
  • Onde nossa concorrência encontra-se?
  • Qual é o lugar certo para entrarmos e estarmos com nossos clientes?
  • Como podemos ser mais rápidos e mais acessíveis?
  • Como estar em todos os lugares e sempre ligado nos clientes?


Encontrando as respostas para as perguntas anteriores, será possível partir para a próxima etapa: compreendendo a jornada de acesso ao seu cliente.

Para isso, algumas técnicas convencionais são:

  • O mapeamento da jornada de compra do consumidor;
  • Carteiras digitais e fidelização;
  • Serviços baseados em localizações geográficas;
  • Conversação personalizada para compreender as expectativas;
  • Compreensão dos micro-momentos do cliente - o que ele quer saber? - onde ele quer ir? - o que ele quer fazer? - o que ele quer comprar?
  • Showrooming;
  • Mentalidade omnicanal


Com tudo isso bem estabelecido, você terá uma percepção muito mais aguçada sobre a maneira com que o seu público alvo acessa o seu conteúdo e terá condições de aplicar correções, caso note que esteja falhando em alguma etapa do processo.

Partimos, então, para o próximo passo…

2 - Engajamento

Nos dias de hoje, somos bombardeados de informações o tempo inteiro, sejam elas interessantes, desinteressantes, boas, ruins, animadoras ou desanimadoras.

Justamente por conta dessa saturação, o Marketing de Conteúdo pode acabar caindo no limbo das informações excessivas e maçantes, caso seu planejamento e distribuição não sejam feitos de maneira bem organizada.

Para tanto, é necessário lembrar-se que conteúdos excessivos tendem a gerar uma escassez de atenção, da mesma maneira que a escassez de conteúdo pode significar uma redução considerável em seus resultados. A linha é tênue, mas os limites, quando compreendidos, ajudam a estabelecer uma fluidez necessária nesse tipo de comunicação.

Logo, para evitar a saturação - ou a falta de conteúdos relevantes, seja você mesmo a fonte do conteúdo de valor:

  • Blog 
  • Vídeos
  • Conteúdos orgânicos e patrocinados
  • Artigos
  • Podcasts
  • Colabs
  • Newsletters
  • Relatórios
  • Influenciadores
  • E-books
  • Pesquisas
  • Infográficos
  • Demonstrações de produtos
  • Dicas e curiosidades


São caminhos certeiros e que, quando bem trabalhados, te ajudarão a conquistar uma posição de relevância, utilidade e confiança para com seu público, servindo como base para uma relação de engajamento mútua.

Com os processos anteriores bem estabelecidos, chegou a hora da terceira etapa:

3 - Customização

Personalização é a bola da vez!

Um estudo da Sales Force comprova que 65% dos consumidores fazem questão de uma comunicação personalizada e, caso não tenham esse desejo atendido, optarão por outro produto ou serviço de uma concorrente que ofereça aquilo que procuram.

A comunicação personalizada permite uma interação mais próxima do consumidor. 

A empresa tem mais facilidade para entender como atraí-lo e, assim, pode concentrar as suas energias em garantir sua lealdade. 

Além disso, por meio dessa aproximação com o público, os profissionais da organização serão capazes de compreender falhas e transformá-las em melhorias, criando a possibilidade de uma maior identificação com a marca e aumentando sua divulgação.

Algumas dicas e boas práticas nesse sentido são:

  • Automações de marketing
  • Atendimento humanizado
  • Produzir produtos customizados (Exemplo: Coca-Cola e as latas com nomes próprios)
  • Criar uma proximidade com o cliente através do próprio produto
  • Segmentações bem definidas
  • Atenção integral aos interesses, comportamentos e tendências de seu público alvo
  • Sinceridade e transparência
  • Análises geo sociais


Enquanto alguns desafios a serem superados nessa etapa são:

  • Entender as escolhas que realmente importam para os seus clientes;
  • A customização de produtos / serviços de maneira acessível e escalável;
  • A compreensão da capacidade de escolha e por que ela importa;
  • Compreender qual a motivação do seu cliente;
  • Não ser "assustador", e nem "inofensivo" 


E agora, com a sua comunicação personalizada bem definida, está na hora de alçar vôos ainda mais altos…

4 - Conexão

Em um mercado extremamente disruptivo, volátil e saturado por inúmeras marcas, ampliar e melhorar a capacidade de inovar e implantar sua cultura em sua empresa é uma questão primordial a fim de atingir mais competitividade e diferenciação.

Tenha em mente que o entendimento nas relações racionais e emocionais entre negócios, clientes e usuários validam as promessas de utilidade e afetividade correspondentes a sua proposta de valor desejada.

Com isso em mente, conectar-se com outras pessoas, empresas e, até mesmo, concorrentes pode ser uma ideia extremamente válida, levando-se em consideração que grandes comunidades virtuais tendem a crescer diariamente.

Essa interpretação abre espaço para algumas boas possibilidades e oportunidades:

  • A chance de seu negócio fazer parte de uma comunidade virtual sustentável;
  • A sensação de pertencimento a um nicho específico com o qual se identifique;
  • A possibilidade de um ciclo de aprendizagem e relacionamento com o cliente;
  • A quebra de objeções, a partir de uma compreensão esclarecida das expectativas do público;
  • A possibilidade de reconsideração após uma experiência ruim;
  • A amplificação de suas mensagens e conteúdos.


Alguns exemplos de conexões entre grandes empresas…

Netflix, Disney, Amazon e uTorrent:


Centauro e NetShoes:


Notem que, apesar da concorrência assumida, as interações são amigáveis e tendem a ser benéficas para todas as partes envolvidas, uma vez que, por serem descontraídas, chamam a atenção do espectador, despertam sua curiosidade e o instigam a interagir também.

Conexões são essenciais para crescer em seu mercado e, com elas, será possível chegar ao último passo de nossa estratégia…

Mas, antes de seguir adiante, atente-se aos seguintes questionamentos:

  • Você tem capacidade de agir de acordo com os insights que está obtendo das conversas com seus clientes?
  • Você tem certeza de que está preparado e com capacidade para responder às críticas?
  • Você sabe a sobrecarga de mídia social? O cliente realmente precisa de outro formulário de marca, local ou comunidade para participar? Você está realmente criando uma experiência?


E, assim, chegamos ao 5º e último passo de nossa estratégia…

5 - Colaboração

A eficiência no desenvolvimento das atividades nunca esteve tão atrelada a ideia da colaboração no trabalho, quanto está nos dias de hoje.

Muito por conta da pandemia, o trabalho colaborativo acelerou-se, principalmente com novas estratégias digitais, por conta dos formatos híbridos e remotos que demandam ainda mais esforço colaborativo. 

Daqui para frente, as empresas precisam focar em sua produtividade, promovendo mudanças por meio da colaboração e decisões em tempo real. 

A demanda e a necessidade da colaboração digital mudaram completamente a forma como as organizações funcionam. "Local de trabalho” já não se refere exclusivamente a um espaço físico. Hoje, ele pode se referir apenas a uma tela de laptop.

Tudo é mais flexível e, justamente por isso, uma estratégia digital de colaboração no trabalho simplesmente derruba as barreiras de comunicação e melhora a experiência do funcionário, trazendo eficiência, inovação e crescimento.

Para tanto, anote essas dicas cruciais:

  • É preciso manter-se firme na estratégia. Trabalhe a sua resiliência e transmita essa sensação a seus subordinados;
  • Não economize tempo e nem recursos na análise dos dados coletados;
  • Atente-se aos ajustes necessários e aja rapidamente;
  • Escolha as ferramentas certas;
  • Defina os personagens principais de sua estratégia;
  • Conquiste e mantenha o engajamento de seus clientes;
  • Avalie SEMPRE o próximo passo, antes de mudar sua estratégia.


E assim, te convido a mais uma reflexão:

Como está a estratégia de colaboração no trabalho dentro de sua empresa?

Pode ter certeza de que, a partir das respostas para tais questionamentos abordados aqui hoje, você terá muito mais clareza sobre seus próximos passos em direção à transformação digital que tanto almeja.

Mas ainda não acabamos por aqui… Antes de finalizar, precisamos falar sobre um último tópico: Storytelling.

Afinal, de nada adianta ter ideias e mensagens brilhantes para transmitir, mas não saber como fazer isso da melhor maneira. Mesmo que sua escrita ainda não seja cativante o bastante, lembre-se que a de vários escritores de sucesso também não era no começo. 

É tudo uma questão de encontrar a melhor maneira de comunicar-se, desenvolver a sua habilidade, sentir-se confortável e aprender a contar histórias capazes de encantar seus leitores.

E volto a dizer…

Estamos diante de uma quantidade absurdamente maçante de conteúdos, à qual estamos submetidos 24 horas por dia. 

É preciso apresentar um diferencial claro para o seu público e não ser “apenas mais um”.

A seguir, um modelo de Storytelling que eu, particularmente, gosto muito:


Ao contar boas histórias, você garante que está produzindo um material único, independentemente do tema ser desgastado ou de conhecimento geral, o seu conteúdo abordará uma perspectiva única: a sua.

Entendeu onde eu quero chegar? Então espero que tire proveito desses ensinamentos e consiga aplicá-los em sua jornada rumo à MATURIDADE DIGITAL.
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