Artigo

Os tipos de campanhas no Google Ads Pt. 1 – Rede de Pesquisa

Paulo Pereira junho 29, 2022
Em um ambiente marcado por extrema competitividade nos mais diferentes segmentos do mercado, soa cada vez mais redundante a ideia de que, para obter sucesso, uma empresa precisa posicionar-se efetivamente no Google, levando em consideração que, de uns anos para cá, o mesmo se consolidou como a principal vitrine virtual de produtos e serviços diversos.

Basta fazer uma pesquisa superficial que logo você encontrará infinitas empresas buscando se destacar em seus respectivos mercados, através de anúncios pagos e propagandas virtuais, fazendo uso de chamadas instigantes, palavras-chave apelativas, imagens ou vídeos marcantes e outras ferramentas comprovadamente efetivas na escalada para uma presença digital de relevância.

Entretanto, antes de mergulhar de cabeça no mundo da publicidade eletrônica, é de suma importância que se estabeleçam alguns pontos iniciais, que servirão como um norte para o desenrolar de seu plano de crescimento…

Primeiramente, pratique a seguinte reflexão:

"Qual o objetivo da minha empresa ao fazer um anúncio pago?"

Atrair novos clientes? Aumentar o engajamento nas suas redes sociais ou o volume de acessos em seu website? Trazer relevância para a sua marca? Promover downloads de um aplicativo?

O Google Ads será uma ferramenta imprescindível em sua ascensão tecnológica rumo ao seu objetivo final. Porém, é necessário que, antes de aventurar-se nessa jornada, você tenha refletido o suficiente a respeito das motivações que vão moldar e guiar as estratégias para o seu negócio ao longo dessa nova etapa de inclusão digital.

O que - e quem - você espera atingir com sua propaganda?

A resposta para essa pergunta te guiará em seus próximos passos…

Mas por que é tão importante definir esses pontos com antecedência? Calma, nós vamos te explicar!

Atualmente, os seguintes tipos de campanha estão disponíveis para uso na plataforma do Google Ads:

  • Rede de Pesquisa
  • Rede de Display
  • Discovery
  • Shopping
  • Youtube (vídeo)
  • Download de App


Cada uma delas possui suas especialidades e, a fim de atingir seu melhor uso, é necessário que as expectativas do anunciante estejam de acordo com o que as campanhas podem entregar. 

Para tanto, ao longo dos próximos artigos, explicaremos mais a fundo os tipos de campanha existentes no Google Ads, quando usá-las e qual - ou quais - usar. Assim, você terá certeza de que está investindo seu dinheiro em algo que pode, de fato, te ajudar a atingir suas metas organizacionais.
  • A Rede de Pesquisa (Search)


O que é?

Um dos formatos de campanha mais utilizados, aplicável a todos os tipos de empresa. Nesse tipo de campanha, os anúncios são exibidos na página de resultados de uma pesquisa efetuada no buscador do Google e aparecerão de acordo com o termo de busca pesquisado pelo usuário.

Por exemplo…

Abra a página de busca no Google e procure por "encanador". Perceba que, na página seguinte, os primeiros três ou quatro resultados possuirão uma tag com o rótulo "Anúncio". Isso significa que aqueles links em questão são patrocinados - por empresas de encanamento ou encanadores independentes prestadores de serviço, que buscam aumentar suas vendas, através de anúncios pagos. 

O mesmo poderá ser observado em praticamente qualquer pesquisa feita no Google. Os primeiros lugares na prateleira de resultados da busca sempre estarão reservados à anúncios pagos, independentemente do termo em questão.

Como funciona?

Primeiramente, será necessário definir as palavras-chave que levarão seu cliente até os anúncios.

Para ter conhecimento de quais são os termos mais comumente pesquisados por pessoas que costumam procurar serviços ou produtos relacionados à sua área de atuação, existem algumas ferramentas que podem te ajudar dentro da própria plataforma do Google Ads, como o "Planejador de palavras chave", por exemplo.

Entretanto, visando uma assertividade maior ainda, existem outros meios de encontrar as palavras chave mais adequadas para o seu negócio. Um deles é pesquisar por sites e anúncios de concorrentes, atentando-se às palavras chave usadas por eles e eventuais inspirações a serem copiadas e/ou aprimoradas. 

Também é possível contratar ferramentas de suporte personalizadas que atuam paralelamente ao Google, encontrando automaticamente os termos mais relevantes para destacar a sua empresa nos resultados de pesquisa, com base em dados estatísticos de tendências de consumo. 

Na plataforma da Desbrava.ai, você encontrará todo o apoio que procura nesse sentido, através de um mecanismo desenvolvido por nós que te ajudará a encontrar e atrair seu público, indicando e destacando todas as tags e palavras chave relacionadas aos interesses de seu público alvo.

Afinal, esse tipo de campanha foca em clientes com interesse imediato no assunto pesquisado, uma vez que eles mesmos digitaram aqueles termos na pesquisa do Google. Assim sendo, é inquestionável a necessidade de um bom trabalho com suas palavras-chave, pois, para cada indivíduo procurando na internet por uma solução para uma necessidade específica, haverão inúmeros pretendentes possíveis, todos prontos para atender às solicitações do cliente em questão, convertendo-o em um ativo. A concorrência digital é acirrada e você precisa certificar-se de que os termos escolhidos por ti te darão a posição de destaque que almeja.

Além disso, ao otimizar o uso de suas palavras-chave, as chances de que seus conteúdos cheguem para o público certo são muito maiores, evitando possíveis termos genéricos que acabam diminuindo o índice de qualidade de suas campanhas, aumentando o custo de seus anúncios e atraindo pessoas que não são o real foco da empresa.

Após a definição das palavras-chave, vamos para a próxima etapa. Chegou a hora de desenvolver, efetivamente, os anúncios.

Criação

Na Rede de Pesquisa, existem três formatos que podem ser utilizados:

  • Anúncio de texto expandido:


O tipo de anúncio mais comum. Recentemente, tiveram seus layouts adaptados e otimizados para dispositivos móveis, tendo em vista que uma parcela extremamente significativa das buscas online são feitas a partir deles.   A ideia é que você disponibilize, de maneira prática e acessível, informações breves e relevantes a respeito do produto ou serviço em questão, bem como um link que redirecione para uma página da web com maiores informações.

Para criar um anúncio de texto expandido, é necessário definir:

> Três títulos, com até 30 caracteres cada um; > Duas descrições, com até 90 caracteres cada uma; > A URL de destino; > Dois caminhos (opcionais), com 15 caracteres cada, redirecionando para páginas ou seções específicas do website de destino.

  • Anúncio responsivo:


Os anúncios responsivos surgem com a premissa de se ajustarem automaticamente de acordo com os interesses do público-alvo em questão.

Como funciona?

Ao criar o anúncio, você definirá vários títulos e descrições para o mesmo, alternando entre diferentes linguagens e testando palavras-chave, no intuito de explorar diferentes maneiras de se comunicar com sua audiência. 

A real vantagem deste formato se dá pelo fato de que os testes são feitos automaticamente pelo algoritmo do Google e, ao longo do período de exibição da campanha, a própria plataforma se encarregará de criar variações da mesma, com base na variedade de títulos e descrições disponibilizada anteriormente pelo idealizador. 

Desta forma, a partir de um conteúdo adaptável, o Google encontrará as combinações ideais para que a publicidade corresponda melhor aos termos pesquisados pelos clientes em potencial, aumentando o desempenho da campanha, como um todo.

  • Anúncio só para chamadas


Indicado para empresas que possuam o telefone como principal fonte de leads.

Através desse método, é possível criar anúncios específicos para dispositivos móveis, cujo objetivo é chamar a atenção do cliente alvo com descrições curtas e provocantes para, então, direcioná-lo para uma ligação telefônica, ao invés de uma URL. 

Geralmente, esse modelo é adotado por negócios cujas finalidades não seriam tão facilmente descritas em uma página da Web, sendo necessária uma comunicação personalizada com o cliente, através de uma conversa em tempo real com um representante ou vendedor da marca.

Pense em uma pizzaria líder de mercado, instalada em São João da Boa Vista, interior de SP, por exemplo. Lá não existe iFood, nem Rappi e nem Ubereats. Quaisquer pedidos para delivery devem ser feitos através do telefone do restaurante, exclusivamente. Neste caso, faz muito mais sentido para a empresa optar por um modelo de anúncio voltado para chamadas, afinal, 100% de suas vendas remotas são realizadas desta maneira. 

E do que você precisará para criar um anúncio nesse formato?

> O nome da sua empresa; > O número de telefone; > Duas descrições, com até 90 caracteres cada; > Uma URL de verificação, que servirá apenas para confirmar a existência de um site para sua marca.

Considerações finais

Agora que você já sabe quais são e como funcionam os três diferentes tipos de campanhas da Rede de Pesquisa do Google, é hora de, com calma, refletir sobre os conceitos abordados neste artigo, começar a compreender as melhores maneiras de aprimorar sua presença digital, analisando se existe algum formato que se adeque à realidade de seu negócio.

Caso chegue à conclusão de que a Rede de Pesquisa te ajudará a obter os resultados que idealiza, não economize tempo e nem recursos para encontrar as palavras-chave que te guiarão em sua jornada comercial, focando na criatividade e inovação de suas chamadas, bem como em entregar uma experiência agradável à seus potenciais clientes, independente do meio em que ocorra essa interação, seja via website, ligação telefônica, Whatsapp ou etc.

Por fim, esteja sempre atento às métricas resultantes de seus esforços no Google Ads. A melhor maneira de certificar-se de que suas campanhas têm sido efetivas é acompanhando os relatórios disponibilizados pela plataforma, bem como possíveis alterações sugeridas pelo próprio Google, de modo a melhor a pontuação de otimização das mesmas. 

E assim chegamos ao fim do primeiro artigo da série "Os tipos de campanha no Google Ads e quando usá-las". Nos próximos textos, abordaremos outros padrões de anúncios disponibilizados pela plataforma e, ao fim dessa experiência, você terá certeza de que está investindo seu tempo e dinheiro no formato ideal para a sua operação. 

Não deixe de aproveitar esses insights preciosos. Faça sua inscrição em nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Gostaria de uma ajuda profissional para te guiar ao longo desse processo?

Nós temos a solução personalizada que você procura: uma plataforma all in one com todos os recursos necessários para te ajudar a comparar palavras-chave, aprimorar seu conteúdo, explorar localizações geográficas, encontrar possíveis parceiros, estudar a concorrência e muito mais! Tudo isso, através de uma análise minuciosa de dados, baseados em fatos e não em achismos, acabando com tomadas de decisões precipitadas e sem fundamentos lógicos.

Ficou com alguma dúvida?

Agende uma conversa conosco e entenda mais sobre como a Desbrava.ai pode ajudar a revolucionar seus métodos, maximizando os efeitos positivos de suas empreitadas digitais e extinguindo processos ultrapassados ou pouco efetivos.

Lembre-se:

Sua concorrência sempre estará em evolução constante! 

E você não pode ficar para trás…

Seguir nossa rede social