Artigo

Os tipos de campanhas no Google Ads Pt. 2 – Rede de Display

Paulo Pereira junho 29, 2022
Dando continuidade ao texto anterior, hoje abordaremos uma outra maneira de anunciar no Google Ads, através de imagens (geralmente anúncios de Display gráficos ou responsivos) que são exibidas em sites parceiros do Google enquanto as pessoas navegam por eles, assistem vídeos no Youtube ou utilizam aplicativos em dispositivos móveis.

Antes de continuarmos, tenha algo em mente: não é porque você vai aprender sobre todas as variações de formatos de campanha, que necessariamente você irá usar todas. E não é porque você não vai usar todas, que você não precisa entender cada uma delas. Conhecimento nunca é demais e pode ter certeza que sua concorrência não mede esforços nesse sentido, ainda mais em um contexto no qual o Google Ads se consolida cada vez mais como a principal ferramenta de divulgação online através de anúncios pagos.

Já foi-se o tempo em que não era necessário compreender a fundo as métricas e que compõem o seu público e as implicações exatas de suas ações de marketing digital em torno de sua audiência. Nos dias de hoje, tendo em mãos uma ferramenta que te permite expandir seus negócios e aumentar seu faturamento, é essencial que se tenha conhecimento de todas as informações que compõem os interesses de seu público alvo, bem como as diferentes maneiras de utilizá-las a fim de obter as tão desejadas conversões.

Dito isso, podemos continuar…
  • A Rede de Display


Talvez a maior vantagem da Rede de Display seja o fato de que trata-se de um formato de anúncio que não depende da busca de um usuário por um produto ou serviço específico. Entretanto, é preciso estar atento, pois essa vantagem pode se tornar uma fraqueza a partir da percepção de que, por não ter procurado por um termo em específico, pode ser que o indivíduo esteja menos propenso à conversão. Assim sendo, são mais recomendadas em etapas iniciais da divulgação, nas quais o interesse está em atingir o maior número possível de pessoas, ou então, no intuito de re-impactar usuários no processo de remarketing.

A fim de determinar o local de exibição destes anúncios, existem diversos recursos que te permitem segmentar suas propagandas através de públicos-alvo e até mesmo de maneira automática, em casos de campanhas de Smart Display, na versão simplificada da plataforma Google Ads. É possível segmentar o público por idade, gênero, interesses específicos, afinidades, locais e classes sociais, para citar apenas alguns dos formatos disponíveis.

Já sobre as informações contidas nos anúncios, alguns pontos merecem ser destacados… Primeiramente, certifique-se de que a mensagem que você quer passar está clara, didática e fácil de ser compreendida por seu público alvo. Isso engloba, desde a linguagem utilizada, até mesmo a formatação do texto, a diagramação e qualidade das imagens, a identidade visual e o formato utilizado (foto, ilustração, frase etc), por exemplo. Idealmente, contando com um profissional de design para te ajudar nesse sentido. Também é necessário prestar atenção a algumas regras que dizem respeito às dimensões das imagens que devem ser respeitadas em campanhas de Display. Você encontrará todas as especificações ao final deste texto.

Os anúncios gráficos são exibidos em uma rede que conta com mais de 2 milhões de 2 milhões de sites e aplicativos parceiros. No entanto, é preciso estar atento, pois alguns destes canais, por mais que possuam uma quantidade significativa de acessos, acabam por aproveitar-se de seus anunciantes, gerando vários cliques falsos em seus banners, o que acaba drenando o orçamento da campanha. Caso se note um caso em que um canal não esteja gerando cliques relevantes para o seu negócio - e para notar isso será necessário que mantenha-se um controle extremamente cuidadoso da campanha - , é possível negativá-lo, evitando, assim, que suas propagandas apareçam por lá novamente.

Entendeu tudo?

Pois, se sua resposta for positiva, parabéns, agora você já sabe o necessário para criar suas campanhas de Display, ou evitá-las, caso julgue que não seriam opções interessantes em seu ramo de atuação.

Quer ajuda para entender seu público alvo e aprender a segmentar seus anúncios no Google Ads com base em dados que comprovam sua eficácia e indicadores que te apontam os melhores caminhos a serem seguidos? 

A Desbrava.ai tem a solução para você. Entre em contato com a gente e um de nossos representantes te explicará detalhadamente como podemos te ajudar e os benefícios que nossa plataforma vai trazer para os seus negócios, rumo a uma presença digital mais assertiva e marcante, acabando com as decisões precipitadas e abrindo portas para um futuro mais saudável, próspero e inteligente na cultura de sua organização, através de uma estratégia data-driven.

Ficou com alguma dúvida sobre as campanhas de Display?

Deixe sua pergunta nos comentários!

Quer uma introdução completa e detalhada sobre as campanhas de Rede de Pesquisa?

Dá uma olhada em nosso último artigo: "Os tipos de campanha no Google Ads - Pt.1 - Rede de Pesquisa" (incluir link)

Gostou do conteúdo e não quer perder nenhuma dica ou novidade?

Inscreva-se em nossa newsletter e nos acompanhe aqui no Blog da Desbrava

À seguir, as dimensões exatas para os banners de Display, que devem ser priorizadas no momento de sua criação:

  • Cabeçalho: 728 x 90
  • Retângulo inline: 300 x 250
  • Arranha-céu largo: 160 x 600
  • Banner grande para dispositivos móveis: 320 x 100
  • Retângulo grande: 336 x 280
  • Meia página: 300 x 600
Outras dimensões secundárias são:
  • Retângulo vertical: 240 x 400
  • Banner: 468 x 60
  • Quadrado: 250 x 250
  • Quadrado pequeno: 200 x 200
  • Retângulo grande: 336 x 280
  • Arranha-céu: 120 x 600
  • Cabeçalho grande: 970 x 90
  • Outdoor: 970 x 250
  • Retrato: 300 x 1050
Para celular, as dimensões são:
  • Banner para celular: 300 x 50
  • Banner para celular: 320 x 50
  • Banner grande para celular: 320 x 100
Elementos fundamentais do Banner:
  • Call To Action com botão em destaque (cor diferente do fundo);
  • Logomarca da empresa;
  • Título da Divulgação/Promoção (Exemplos: 50% OFF, Frete Grátis, Três produtos por R$99,00);
  • Tamanho máximo de 150 KB por arquivo (mais que isso, o Google não aceita)
  • Formatos: GIF, JPG, PNG
Fonte das medidas: Pareto - Blog
Seguir nossa rede social