Artigo
Os tipos de campanhas no Google Ads Pt. 3 – Campanha de Discovery
Paulo Pereira
junho 29, 2022
Seja muito bem vindo à terceira parte da nossa série "Os Tipos de Campanha no Google Ads"! Esperamos que sua leitura esteja sendo proveitosa e que já esteja conseguindo colocar em prática o que aprendeu até aqui. Afinal, a Desbrava surgiu de um desejo, um sonho que visava maximizar a quantidade e qualidade de informação disponível ao público geral, expandindo esse leque e ajudando a encontrar soluções com uma base sólida. Nossa ideia evoluiu, mas sua essência continua a mesma e, em tempos marcados pela Era dos Dados, é impossível falar de solução, sem falar do Google Ads.
Essa plataforma "milagrosa"; que hoje é o principal meio de publicidade paga utilizado por empreendedores, sejam eles pequenos, médios, grandes - ou muito grandes - , empresas e prestadores de serviço de quase todos os setores, na realidade não faz nenhum milagre, mas pode te ajudar a decolar seus negócios, caso seja feito um bom trabalho de produção de conteúdo, tagueamento e segmentação. O problema é que, por ser uma ferramenta pública, pode alavancar ainda mais os negócios de seus concorrentes, caso os mesmos estejam realizando por lá um trabalho mais certeiro que o seu…
E qual a melhor maneira de garantir-se que isso não vai acontecer?
Compreendendo a plataforma a fundo, passando por todos os formatos de campanha disponíveis, entendendo para que serve cada um deles, analisando qual (ou quais) deles faz sentido para a sua operação, cuidando para que seu uso seja realizado de maneira inteligente e buscando, sempre, evoluir, com base nas métricas observadas em seus relatórios de performance.
Então, vamos lá! Hoje falaremos sobre:
E ao final deste artigo, você poderá afirmar, com convicção, se esse formato de anúncio faz - ou não - sentido para você, tendo em vista o que espera alcançar para a sua organização.
Assim como na Rede de Display, as campanhas de Discovery possibilitam a exibição de anúncios em banners, através dos mesmos mecanismos de pesquisa e segmentação. Entretanto, difere do anterior pois os canais de exibição dos anúncios não são os mesmos… Diferentemente da Rede de Display, que conta com milhões de sites parceiros, o Discovery se restringe ao Youtube e ao Gmail, focando em uma abordagem menos abrangente e mais sucinta.
Mas não confunda "menos abrangente" com "menos eficiente", afinal, apenas nos feeds de "Página Inicial" e "Assistir a seguir", do Youtube, e nas guias "Promoções" e "Social", do Google, é possível atingir mais de 2,5 bilhões de pessoas mensalmente, aproveitando-se da oportunidade de atraí-las e transformá-las em leads, em um momento em que as mesmas encontram-se pesquisando - seja no Google ou no Youtube - por algo relacionado à sua segmentação, aumentando as suas chances de conversão.
Esse formato de anúncio é excelente para aumentar a conscientização a respeito de sua marca e fortalecer sua identidade, já que visa canais relevantes e de alto tráfego. Entretanto, alguns aspectos sobre as campanhas Discovery merecem uma atenção especial, levando em consideração que algumas de suas configurações não podem ser ajustadas. São elas:
- Não é possível realizar estratégias de lances manuais;
- Não é possível definir o método de exibição;
- Não é possível segmentar o anúncio por dispositivo e nem por canal;
- Não é possível negativar canais;
- Existe um limite de frequência para esse tipo de anúncio.
Apesar disso, as outras segmentações de público-alvo presentes na Rede de Display também podem ser utilizadas nas campanhas de Discobery, bem como as opções de Remarketing, para se conectar com aqueles clientes potenciais que, em algum momento, entraram em contato com a sua marca, mas não chegaram a ser convertidos em leads.
Esse tipo de anúncio ocorre através de imagens, sejam elas individuais ou sequenciais (no caso de um Carrossel).
As especificações* dos recursos para esse formato de campanha são as seguintes:
- Título: Até 5 títulos, contendo até 40 caracteres cada.
- Descrição: Até 5 descrições, contendo até 90 caracteres cada.
- Imagens: A fim de obter o máximo alcance, é possível fazer o upload de várias imagens com a proporção 1,91:1, em modo paisagem. Você pode enviar até 20 imagens de marketing para um único criativo. Caso seja um anúncio de Carrossel, somente imagens com uma proporção de 1,91: 1 e formato quadrado são permitidas (de 2 a 10 imagens).
- Nome da Empresa
- URL Final: Direcionamento do seu anúncio para o site.
- Call-to-Action – Botão de chamada para ação (“Comprar Agora”, “Saiba Mais”, "Faça sua reserva", "Fale Conosco" e etc).
E, assim, chegamos ao fim de mais um artigo da série "Os tipos de campanha no Google Ads". Se você acompanhou os textos anteriores, agora você está familiarizado com três dos principais formatos de propaganda disponibilizados pela plataforma Google Ads e já deu alguns - ou vários - passos a frente rumo a uma presença digital mais assertiva, com foco em um melhor aproveitamento de suas investidas em anúncios pagos, a partir da redução de ações pouco efetivas para o seu objetivo final, sustentada por uma análise inteligente do ambiente em que seu negócio se insere.
Caso esteja encontrando dificuldades em algum destes processos, desde o levantamento de segmentos, ou até mesmo com as funcionalidades da plataforma, a Desbrava.ai possui soluções especialmente desenvolvidas para você, que deseja alavancar seus negócios através do digital, mas não sabe exatamente por onde começar, nem em quais dados confiar, ou em quais canais focar…
Entre em contato conosco e nós iremos te explicar, detalhadamente, como podemos te ajudar e te passaremos alguns insights valiosos que, com certeza, já servirão como um norte para o começo de sua jornada rumo ao topo do seu mercado.
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Quer uma introdução completa e detalhada sobre outros formatos de campanhas no Google Ads?
Dá uma olhada em nossos últimos artigos: "Os tipos de campanha no Google Ads - Pt.1 - Rede de Pesquisa" e "Pt.2 - Rede de Display". Lá você vai encontrar tudo que precisa para iniciar a sua compreensão sobre o assunto.(incluir links)
*Retirado de Pareto - Blog
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