Artigo

Os tipos de campanhas no Google Ads Pt. 5 – Youtube

Paulo Pereira junho 29, 2022
Seja bem vindo a mais um artigo explicativo aqui no blog da Desbrava.ai - a sua solução favorita para questões que envolvem o universo dos Dados.

Nos textos anteriores, abrangemos um pouco o cenário geral do marketing digital pós anos 2020 e chamamos a sua atenção para alguns pontos específicos, tal como a necessidade de se posicionar no meio digital através de anúncios e propagandas pagas, uma vez que o formato de campanhas online, hoje em dia, é unanimidade para todos aqueles que desejam escalar a efetividade de suas operações e, fazendo um paralelo com essa realidade, lhe apresentamos diferentes possibilidades, dentro da plataforma Google Ads, para que você entenda a fundo suas especificidades e, a partir daí, decida com assertividade por aquilo que julgar mais interessante para você.

Hoje, abordaremos um dos formatos de campanha sobre o qual não falamos ainda. E o spoiler é: esse é um dos meios de divulgação mais populares, desde os princípios do Google Ads. Portanto, tenha em mente que a concorrência será grande e agressiva. 

Mas, calma! Não precisa se desesperar, pois não é preciso que você seja um expert de marketing digital para que suas campanhas de Youtube sejam bem sucedidas. Desde que você tenha uma base sólida, referências claras e uma narrativa bem estabelecida é suficiente, será possível atingir os resultados que espera e, com isso em mente, desenvolvemos um conteúdo explicativo que vai te auxiliar nesse processo.

Primeiramente, será necessário que você - ou sua empresa - tenha um canal no Youtube, pois o vídeo em questão precisa estar publicado, para então ser divulgado e transformado em propaganda. A partir de sua publicação e programação para anúncio, o vídeo será exibido no Youtube e em sites parceiros, antes, durante ou depois da exibição do vídeo assistido pelo usuário.

Esse tipo de campanha é recomendado para quem deseja fortalecer a identidade da marca, por ser um tipo de publicidade mais voltada para ações de topo de funil, apesar de também possuir um apelo para vendas, em casos específicos.

Se o seu foco estiver em conversões, existem algumas estratégias de lances mais recomendadas, como por exemplo "Maximizar Conversões" ou "CPA Desejado". No processo de criação dos anúncios neste formato existem duas opções: 

  • "Trueview for Action", na qual o espectador será redirecionado para um website, caso clique no anúncio.


  • "Trueview for Shopping", na qual o espectador será redirecionado para o feed de produtos disponibilizados pelo anunciante em questão.


As campanhas de vídeo no Youtube, assim como as da Rede de Display, aceitam segmentação através de públicos-alvo pré selecionados e palavras-chave. Caso tenha alguma dúvida sobre esses formatos de segmentação, vale a pena dar uma conferida nos artigos anteriores, pois explicamos esse assunto com a profundidade necessária para sua compreensão integral. Vale ressaltar que, nas campanhas do Youtube, é possível selecionar canais específicos da plataforma para a circulação dos anúncios. Quer um exemplo?

Imagine que você é um terapeuta de relacionamentos e deseja alavancar a procura por seus atendimentos através de publicidade paga no Youtube. Com essa funcionalidade de segmentação por canais específicos, é possível posicionar seus anúncios em canais de profissionais que abordam assuntos semelhantes aos seus, como outros terapeutas, por exemplo. Assim, quando um possível cliente for assistir a um vídeo de seu concorrente, será abordado pela sua propaganda, havendo, assim, uma chance maior de que se converta em um lead para você.

Nos próximos parágrafos, explicaremos mais a fundo alguns detalhes importantes sobre os formatos de anúncio de vídeo disponíveis…

> Trueview In-Stream

Neste caso, existem duas opções:

Trueview In-Stream pulável: o usuário tem a opção de pular após 5 segundos de visualização do anúncio. Entretanto, o anunciante só será cobrado pela exibição caso a pessoa atinja, pelo menos, 30 segundos de visualização.

Trueview In-Stream não pulável: o usuário não consegue pular o anúncio, entretanto, os vídeos podem ter, no máximo, 15 segundos de duração.

Uma ideia interessante para esse formato de vídeo é a adição de botões Call to Action intrigantes, que despertem uma sensação de curiosidade em seu espectador, aumentando sua interatividade, suas taxas de conversão e, por consequência, incentivando seus clientes a conhecer sua marca, levando à aquisição do produto, serviço ou outras ações valiosas para sua operação.

> Out-Stream

Apesar de semelhantes aos modelos anteriores, possuem uma diferença específica: eles não serão exibidos no Youtube, mas sim em sites parceiros, disponíveis exclusivamente para dispositivos móveis.

> Trueview Video Discovery

Ao contrário dos anúncios Out-Stream, os vídeos Discovery são exibidos exclusivamente no Youtube, alcançando as pessoas nos locais onde elas descobrem conteúdo, como na área de resultado de pesquisas, ou nas sugestões de conteúdos semelhantes.

A miniatura do vídeo de anúncio é disponibilizada nestes canais e sua exibição só ocorrerá caso o espectador clique em sua miniatura.

> Bumper

Com um formato rápido e indo direto ao ponto, os vídeos desse grupo de anúncios possuem, no máximo, seis segundos de duração e não podem ser pulados.

Geralmente, são desenvolvidos para atrair os clientes de forma ágil, utilizando uma mensagem curta, mas marcante. 

Por fim, algumas dicas interessantes para aprimorar a eficácia de suas campanhas de vídeo:

Invista seus esforços em criar um storytelling que passe sua mensagem de maneira clara para o espectador, evitando possíveis interpretações equivocadas. Outra sugestão é evitar vídeos com mais de 30 segundos de duração, pois estes, geralmente, não conseguem prender a atenção de quem está assistindo, da mesma maneira que um vídeo mais curto conseguiria.

Certifique-se, também, que seu trabalho de segmentação esteja sendo feito de maneira adequada, uma vez que as campanhas dependem muito desse aspecto para atingir seu público-alvo desejado e, caso não seja feito um bom trabalho nesse sentido, pode ser que você esteja investindo seu capital em algo que não te dá retorno, divulgando seu produto para um público que não é interessante para seu negócio.

Por fim, vale destacar a opção de sequências de vídeos, ou seja, a possibilidade de configuração de campanhas de vídeo sequenciais, de modo que apenas quem assistiu ao primeiro vídeo seja impactado pelo segundo, e assim por diante.  Logo, será possível criar um storytelling mais elaborado, com maiores chances de chamar a atenção daqueles que deseja atrair.

Estamos quase acabando! No próximo artigo, falaremos sobre as campanhas de divulgação para aplicativos e, assim, encerraremos nossa serie sobre os formatos de campanha disponíveis no Google Ads.

Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo de hoje?

Então deixe sua pergunta nos comentários, pois nós iremos te ajudar!

Quer saber mais sobre as campanhas de Display, Pesquisa, Discovery ou Shopping? 

Dê uma conferida em nossos últimos posts, pois abordamos esses assuntos recentemente, com a base suficiente que você precisa para começar a tomar suas próprias decisões.

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